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Dicas de alimentação para as mulheres no pós-parto

Aqui estão 4 dicas de alimentação para você seguir após o parto:

 

Diferenças de alimentação para lactantes e não lactantes

 

As quantidades de vitaminas e minerais que as mulheres lactantes necessitam são maiores em relação às mulheres não lactantes. Para estas, é essencial evitar o consumo de alimentos muito calóricos, ricos em gorduras saturadas ou carboidratos simples, como salgados, frituras, bolos e tortas, dando preferência aos alimentos integrais e naturais. Inclua na sua dieta diária frutas, legumes e verduras. Substitua alimentos feitos com farinha refinada pelas versões integrais dos mesmos, como pão integral, bolachas integrais, arroz integral. 

Número de refeições por dia 

 

A recomendação é que a alimentação seja fracionada, com no mínimo 5 refeições por dia. As três principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches intercalados, por exemplo. 

É muito importante que não pule nenhuma refeição para que haja uma variedade alimentar durante o dia e para que os nutrientes não fiquem concentrados em poucas refeições. 

 

 

O que deve ser evitado 
 

Cafeína: a ingestão de cafeína pela mãe faz com que o leite materno tenha quantidades dessa substância. A cafeína faz com que o bebê fique sem sono e irritado e, por isso, a melhor opção é restringir alimentos que contenham cafeína e optar pelos alimentos descafeinados. Os alimentos que contém cafeína são: café, chás (mate, verde), chocolates (cacau), refrigerantes. 

Bebidas alcoólicas: elas podem comprometer a produção de leite materno e, além disso, o álcool passa para o bebê através do leite. Durante a amamentação, a orientação é excluir as bebidas alcoólicas da alimentação.

Alimentos ricos em enxofre: durante a amamentação muitas mulheres reclamam do desconforto causado por gases. Por isso, nesse período, a recomendação é não ingerir alimentos ricos em enxofre pois eles estimulam a produção de gases. Evite feijões, brócolis, couve-flor, couve manteiga, rabanete, repolho, espinafre.

 

Ingestão de água 

 

A ingestão de água não afeta o volume de leite produzido, mas deve ser feita em pelo menos 1,5 litro por dia para a reposição da água gasta e para manter a mãe bem hidratada. 

É importante lembrar que a produção de leite será maior, quanto maior for a frequência de amamentação. A qualidade da alimentação da mãe influencia a qualidade do leite. Estimular a amamentação e ter os cuidados com a alimentação citados fará com que a mãe dê ao filho o principal e melhor alimento nos primeiros meses de vida: o leite materno.

 

* Esse post foi escrito pela nutricionista do Programa 9fit. Para saber mais sobre o trabalho dela focado em mulheres gestantes e em fase pós-parto, acesse: www.camilaborduqui.com.br

 

 

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