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Tipos de exercícios e cuidados para a prática

 Existem três principais tipos de exercícios: os aeróbios, os de força e resistência muscular, e os de flexibilidade.

 

Os aeróbios são exercícios contínuos e ritmados, e podem ser de média ou longa duração. Caracterizam-se por utilizar o oxigênio no processo de geração de energia para os músculos, aumentar a frequência cardíaca e recrutar grandes grupos musculares. Caminhada, corrida e ciclismo são alguns exemplos de exercícios aeróbios.

 

Os exercícios de força e resistência muscular são de rápida execução e utilizam pouco oxigênio para gerar o movimento. Este tipo de exercício minimiza a perda de massa óssea e muscular acometidas pelo avanço da idade e auxilia na capacidade de realizar as tarefas do cotidiano. Exemplos: musculação e ginástica localizada.

 

 

Os de flexibilidade são feitos através de exercícios de alongamento, os quais promovem o estiramento das fibras musculares e aumentam a flexibilidade. São importantes para que os músculos possam suportar melhor as tensões diárias e dos exercícios, prevenindo lesões.

 

O primeiro passo para você começar a praticar qualquer destes exercícios com segurança é conversar com o seu médico e se assegurar que não corre riscos ao praticar exercícios. Ao primeiro sinal de desconforto, dor, falta de ar, taquicardia, formigamento, ou algum outro tipo de reação adversa, pare a atividade que estiver fazendo e procure um médico.

 

Ao se exercitar, utilize roupas leves e calçados adequados. Beba bastante água e nunca ultrapasse seus limites de força, resistência e flexibilidade. Dessa forma você terá uma prática correta e segura!

 

 

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