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Sedentarismo e riscos associados

 

Você com certeza já ouviu falar sobre “sedentarismo”. Na televisão, revistas, jornais, na mídia de maneira geral, esse tema é tratado recorrentemente.


Sedentarismo é a falta ou grande diminuição da atividade física. Entenda como atividade física, qualquer movimento produzido pelos músculos que resulte em gasto energético acima dos níveis de repouso. Isso quer dizer que ela está presente no dia a dia de todos nós, já que andamos, subimos escada, arrumamos a casa, nos deslocamos de um lado para o outro. Porém, com a urbanização e as mudanças na sociedade atual, o estilo de vida da população também mudou, e tarefas cotidianas passaram a exigir cada vez menos esforços: para mudar o canal da televisão usamos o controle remoto, para ir à padaria da esquina pegamos o carro, para subir andares utilizamos elevador ou escada rolante, e por aí vai… Se o nível de movimento diminuiu, o gasto energético e calórico também, e a primeira consequência notada foi a obesidade.

 

Hoje sabe-se que, além da obesidade, o sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de doenças como a hipertensão arterial e diabetes, ansiedade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio. A vida sedentária também provoca o desuso dos sistemas funcionais, podendo causar a atrofia das fibras musculares, a perda da flexibilidade articular e o comprometimento do aparelho locomotor e da mobilidade.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 70% da população mundial é sedentária. E a falta de atividade física, somada a uma alimentação não-balanceada, é responsável por 54% do número de mortes por infarto. Isso quer dizer que os sedentários apresentam maiores riscos de mortalidade se comparados aos indivíduos fisicamente ativos. No entanto, um estilo de vida ativo pode ajudar a reduzir o risco de morte em até 40%.

 

Praticar atividades físicas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica são propostas válidas para evitar o sedentarismo, e importantes para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Além dos benefícios físicos, a prática de exercício está associada a elevação da autoestima e a melhora da capacidade de gerenciar o estresse.

 

O mais importante é lembrar que o sedentarismo é um fator de risco modificável, sem necessidade de utilização de medicamentos!!


Insira a atividade física no seu dia a dia e usufrua de uma vida com mais saúde e qualidade ;-)

 

 

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